quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cerveja, Freiras e Colesterol

Pesquisa com freiras diz que cerveja reduz colesterol
(contribuição do Fausto)

Freiras de três conventos espanhóis da província de León aceitaram beber meio litro de cerveja sem álcool durante 45 dias como parte de um estudo para comprovar os efeitos benéficos da bebida para a saúde.

As 50 religiosas, com idade média de 68 anos, foram escolhidas pelos pesquisadores por "seu estilo de vida ordenado, regrado e equilibrado". O estudo, elaborado pela Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação (Sedca) e pela Universidade de Valência, concluiu que o consumo moderado de cerveja - com ou sem álcool, clara ou escura - pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares e reduzir o colesterol.

Isso aconteceria por causa do lúpulo, um dos ingredientes imprescindíveis na preparação da bebida e que funciona como antioxidante. Depois do consumo da cerveja, o colesterol total das freiras que já tinham níveis altos baixou em 6%, enquanto o nível de LDL, considerado o "mau colesterol", caiu 8%.

'Remédio'

O estudo foi patrocinado pela Associação de Fabricantes de Cerveja da Espanha, mas feito por um comitê científico independente.

Os pesquisadores dizem que desde a Antigüidade o lúpulo é utilizado pela medicina tradicional no tratamento de diversas doenças por suas qualidades antibacterianas e antiinflamatórias, além das propriedades sedativas e diuréticas.

De acordo com a nova pesquisa, a cerveja é o único produto alimentar que contém lúpulo e pode funcionar como remédio.

"Em uma dieta adequada, o consumo de cerveja sem álcool pode contribuir para a redução de patologias associadas à idade e, portanto, promover um envelhecimento mais saudável", diz Jesús Román Martínez, um dos responsáveis pelo estudo.

fonte - http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=HZluMnVGDmEus7/2a8b/f0H4dgPAPDxNryvfqlhaCYG9/jcs3jY%2BzQ%3D%3D&Link=http%3A//www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070608_cervejafreiras_is.shtml

Nenhum comentário: