terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Conhecedor de boteco

Recebi essa do Pedrão Mitsuyoshi. Será que bate com o Kintaro?As minhas intervenções estão em azul!

Abraços!!!

"Sou um grande apreciador de botecos desde a minha inicialização etílica.Desse dia em diante então tenho freqüentado os mais diversos tipos de estabelecimentos. Sempre tive preferência pelos botecos devido ao ambiente mais informal e descontraído. Depois das mais diversas experiências, acabei adquirindo um certo “know how”sobre estes estabelecimentos.
De posse dessas informações segue uma lista com os oito itens para reconhecer um verdadeiro boteco. Obviamente os itens e os critérios desta lista são totalmente pessoais e baseados, como eu já disse, nas minhas experiências e o fato de alguns deles não se encaixarem ao seu boteco favorito não faz com que ele deixe de ser um bom boteco. Aliás, longe de mim ter tamanha pretensão.
Mas se você quer saber se aquele bar é de fato um boteco genuíno, as características listadas abaixo são um bom parâmetro.
Portanto, sem mais delongas, vamos as “8 dicas para se reconhecer um verdadeiro boteco”:

LOCALIZAÇÃO

Como veremos adiante, botecos não são freqüentados por pessoas que seguem modinhas ou procuram por lugares badalados e que estão bombando. Por isso os bons botecos estão normalmente localizados em bairros residenciais, longes das áreas principais, ou no máximo nos pontos menos movimentados das regiões centrais. (oh yeah!)

FREQÜENTADORES

São em sua maioria pessoas tranqüilas, que vão lá com freqüência. Nunca estão sozinhos, mesmo que tenham chegados ao local desacompanhados. Os freqüentadores dos verdadeiros botecos se conhecem e interagem entre si sem muita cerimônia. Botecos não são ambientes formais. Para fazer parte deste grupo basta fazer o mesmo que os clientes mais antigos. Freqüentá-lo e interagir. (oh yeah!)

CARDÁPIO

Normalmente não há (nunca tivemos mesmo!). Quando existem se resumem a uma folha de papel feita a mão e copiada com papel carbono ou ainda uma folha impressa plastificada e já borrada. Os mais clássicos utilizam um quadro na parede com o cardápio feito com letras de plástico (nós tinhamos isso, mas tiramos depois que percebemos que praticamente todos os clientes já conheciam o cardápio e o preço de cor e salteado!!!). ROOTS.

BEBIDAS

Basicamente cerveja. O nível das bebidas varia, é claro, de acordo com o nível do estabelecimento. É Preciso ter um portfólio variado para agradar aos mais diversos tipos de clientes. Um bom boteco, padrão, deve ter na geladeira marcas como Belco, Polar e Fass, as populares Brahma, Antartica e Skol e algo um pouco mais requintado como Bohemia, Antartica Original e Serra Malte (ahá! Segundo essa classificação, somos um boteco requintado!!!). Lugar de tomar Guiness é em um Irish Bar.
O boteco de qualidade deve oferecer outros tipos de bebidas para seus freqüentadores. Podemos destacar os conhaques e whiskeys. É imprescindível ao bom boteco ter uma boa variedade de cachaça, aguardente ou pinga como preferir, dos mais variados tipos. Esta é a bebida típica do boteco.
Nota: ainda que venda destilados como vodka ou rum, boteco não é lugar para DRINKS. Deve-se no máximo misturá-los algum refrigerante ou puro com gelo. Drink de boteco é rabo de galo (devo lembrar que só no Kintaro tem SAKEDRINE heim!!!).

COMIDAS
Cada região tem as suas comidas típicas, mas as características de uma boa comida de boteco são universais. Devem ser gordurosas, fazer mal a saúde e serem consideradas exóticas por aqueles que não costumam comer em botecos. Um bom tira gosto precisa de no máximo apenas um talher para ser consumido (Hashi!!!). Podemos citar como exemplos: joelho e pé de porco, língua de vaca, dobradinha, chorisso, torresmo, leitoa, costelinha, frango caipira,caldo de mocoto', rabada e frituras em geral (costelinha com misso, dobradinha, karaague, kakiague!!! Oh Yeah!!! Tudo Light!!!).
Se nenhuma dessas iguarias te agrada, sinto muito mas o boteco não é o seu lugar.
Ir a um boteco e pedir bata frita é crime, heresia. Não coma nada, mas não peça batata frita.É broxante.

OUTROS PRODUTOS

Por normalmente serem afastados do centro e/ou em bairros regionais muitos botecos acabam por se tornar em um quebra galho. Por isso botecos genuínos normalmente vendem além do cigarro e do isqueiro, salgadinhos, chocolates (ambos de marcas genéricas), doces caseiros, sorvetes e em alguns casos até mesmo pão, leite e outros artigos de mercearia. Estes são os mais indicados para dar aquele migué na mulher. Praticidade total. (Acreditem ou não: Kintaro tem balas, chicletes e até bombons!!!)

AMBIENTE

Botecos são pequenos, normalmente compostos de um grande balcão e algumas mesas (só tenho 2), daquelas com marcas de cerveja. Nos locais onde é possível, as cadeiras avançam pelas calçadas. Boteco não é lugar para frescuras. Portanto não se surpreenda se o local não for um primor de limpeza e higiene. Normalmente a assepsia, seja ela do balcão, das mesas ou das mãos da pessoa que o serviu é feita com o mesmo pano de prato pendurado no ombro. (opa opa opa!!! Aqui é tudo limpinho, heim!!!) Banheiros não muito convidativos também são típicos destes estabelecimentos e há sempre um vira lata como mascote. (aqui que o texto se engana demais: "Não permitimos animais aqui, nem mesmo se ele for lindinho, fofinho ou cheirosinho!!!")

DONO

Essa é a principal característica de um verdadeiro boteco. Fator decisivo na sua caracterização. Se você for a um bar e dono não estiver lá, pode esquecer, aquele não é um boteco de verdade. Desde os mais old schools, no qual o dono é também o único funcionário até os mais moderninhos, a presença do dono é fundamental para sucesso do boteco. É ele que cativa os clientes, coloca os assuntos do dia em pauta e define toda a logística e o funcionamento do estabelecimento. Eu por exemplo freqüento um boteco cujo horário de funcionamento depende do grau alcoólico do dono. Se ele bebeu demais o bar fecha cedo, se ele vai mais devagar na bebedeira o bar funciona até tarde. Os donos são o termômetro do boteco. (Será?! E o rango da dona Líria?)
Porém a característica inconfundível e máxima de um boteco relacionada ao seu dono é o nome. Se o nome do estabelecimento for o nome do dono, como o Bar do Silvão na esquina de casa, ai não tem erro, você está num verdadeiro boteco."

Nenhum comentário: