terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

POESIA!!!

Recebemos um presentaço de um dos grandes nomes da poesia brasileira, Fabrício Corsaletti.

Ficamos bastante comovidos e felizes!!!

Segue o poema:


KINTARÔ


1

Kintarô é um boteco da Liberdade
o melhor boteco da Liberdade
e talvez o melhor boteco do mundo

uma vez um amigo me disse que
como eu não conhecia todos
os botecos do mundo
não tinha o direito de eleger o melhor —
eu estava animado com o bar do Ademar
em Picinguaba
e tinha lá meus motivos —

mas sendo esse amigo um grande chato
e eu o dono do poema
repito para quem quiser ouvir

Kintarô é um boteco da Liberdade
o melhor boteco da Liberdade
talvez o melhor boteco do mundo



2

a história de Kintarô
personagem do folclore japonês
conforme me contaram no Kintarô ontem à noite
é a seguinte —

Kintarô era órfão de pai
que tinha sido comido por um urso
e trabalhava para sustentar a mãe
um dia Kintarô entrou na floresta
encontrou o urso
e lutou com ele até quase matá-lo
então chegou o filho do urso
e implorou para Kintarô poupar a vida de seu pai
Kintarô atendeu ao pedido do ursinho
e um samurai amigo de seu falecido pai
entusiasmado com sua valentia
e com seu nobre coração
fez de Kintarô um samurai
Kintarô foi um extraordinário samurai

a melhor parte da história vem agora

nos dias de folga
quando Kintarô visitava sua mãe
aproveitava para ir até a floresta
lutar sumô com o urso —

o Kintarô da Liberdade
é frequentado por sumotoris
e aficionados por sumô de modo geral
e há uma tabela do campeonato japonês na parede

o Kintarô da lenda
é representado por um garoto simpático
que leva um machado às costas
pois antes de se tornar samurai
Kintarô era lenhador


3

em Paris
existe um restaurante japonês
também chamado Kintarô

o Merinho que me falou
e depois Milton Ohata mandou a foto

Nenhum comentário: